Quinta-feira, 29 de Maio de 2008

CESÁRIO VERDE - RODA DE LEITURA

                                                                              

 

Esta “Roda de Leitura” foi sem dúvida uma das melhores em que participei!

Achei a ideia da apresentação e leitura dos poemas por parte dos alunos muito engraçada e divertida. Um dos aspectos mais interessantes foi o facto de ter havido uma grande diversidade de poemas lidos, alguns deles para mim até á data desconhecidos. Foi assim uma aula diferente, em que podemos apreciar as diferentes leituras e interpretações que cada aluno fazia do poema escolhido. Achei também muito interessante o facto de haver diversas opiniões relativamente aos poemas de Cesário Verde, alguns alunos preferiram ler poemas relacionados com a mulher natural, onde predominavam os sentimentos puros e verdadeiros, outros escolheram a mulher fatal, preferindo demonstrar a extrema atracção e o desejo que essa mulher despertava no poeta.
A musicalidade, a expressividade, e a inspiração estiveram sem dúvida alguma presentes em todos os alunos, tendo sido esta "Roda de Leitura” não só uma forma de aprendizagem mas também de convívio, esperando assim que se dê no próximo ano lectivo continuidade a esta actividade.

Janaína Maurício - nº 10 - 11º B

 

 

 


 A última “Roda de Leitura” foi interessante; marcou muito pela diferença.
Acabou por ser divertido, para alguns, demonstrar as suas brilhantes potencialidades na leitura interpretativa/expressiva. É curioso percepcionar como divergem as opiniões relativamente à selecção dos poemas de Cesário Verde, consoante as temáticas que estes abordam. Este facto, efectivamente, só veio mostrar o quão subjectivas são as nossas sensibilidades artísticas.
Espero, muito sinceramente, que “rodas” como esta se repitam num futuro próximo. Já que houve tanta expressividade e inspiração, para o próximo ano porque não interpretar textos dramáticos?...

De qualquer forma, é importante dar continuidade a estas actividades, não só pela vertente didáctica, mas também pela vertente de socialização.

Sílvia Diniz - nº 23 - 11º B

 

 

 

 

Esta "Roda de Leitura" inserida numa aula de Português foi algo único, muito especial, e até essencial para compreender e conhecer, de maneira mais abrangente, a obra de Cesário Verde, pois

Nada melhor, que poemas declamar
para neles se conseguir expressar
o que a alma não consegue calar
mas o coração anseia esconder.


O pior foi ter de escolher,
entre tantos, um único poema
que se iria tornar nosso lema,
nossa imagem própria de Cesário.

Porque a poesia é algo que nasce com o ser, e cada poeta tem sua magia, no futuro espero que se repita esta fabulosa ideia da "Roda de Leitura", com versos de Pessoa, porque...
                                                      A poesia, é a chama da maresia!
                                                      A dor do coração!
                                                      A vida transbordando de emoção!
                                                      Poesia, é a minha paixão...

Também acho que seria bastante interessante que no próximo ano fosse realizada uma "Roda de Leitura" baseada no Memorial do Convento de Saramago, pois nada melhor para incentivar a leitura do que esta grande obra, em que a critica é feita com grande mestria e cuja história é simplesmente fabulosa.


Ana Cruz - nº 2 - 11º B

 

 

 

 

Esta "Roda de Leitura" foi sem duvida a mais dinâmica em que participei!

De modo subjectivo, cada aluno interpretou o poema escolhido com toda a expressividade e sentimento possível, assistindo-se a interpretações repletas de bastante qualidade.
Gostei bastante desta "Roda de Leitura" pois sempre foi do meu agrado ler poemas em voz alta e é sempre um prazer partilhar leituras com colegas e professores.
Tal como as minhas colegas, também eu gostaria de realizar mais Rodas de Leitura deste género pois deste modo os alunos debruçam-se sobre os textos em causa, conseguindo interpretar e perceber melhor o que o autor pretende transmitir.
Estas Rodas de Leitura também têm o seu lado lúdico; tornam-se em aulas completamente diferentes e muito mais participativas e proporcionam aos alunos uma aprendizagem mais eficaz. E assim os alunos têm um maior empenho e interesse em perceber os textos que estão a ler!

E acabo assim o meu comentário,
Esperando por uma nova Roda de Leitura,
À volta de um texto dramático
O que irá ser uma grande aventura!

 

Cátia Pinto - nº 5 - 11º B

 

post-scriptum às 17:58

| comentar

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PALMELA


Este blog persegue os objectivos do «Plano Nacional de Leitura» e promove, paralelamente, a participação da Escola Secundária de Palmela no «Projecto Ler Consigo» da Associação de Professores de Português/APP.

subscrever feeds

pesquisar

 

Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

arquivos

Maio 2009

Março 2009

Novembro 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Maio 2007

Abril 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Julho 2006

links